Plantio de refúgio: a forma mais eficiente de proteger o potencial produtivo da lavoura.

O plantio de refúgio estruturado é uma boa prática que contribui para proteger a lavoura e preservar a sustentabilidade da tecnologia INTACTA RR2 PRO®.

Além disso, a adoção do refúgio é um dos requisitos para ser um Pré-Certificado INTACTA e obter benefícios como ganhos operacionais e praticidade na entrega de grãos.

E mais: ao se pré-certificar, você ganha pontos que são somados ao seu saldo no programa Impulso Bayer, e podem ser trocados por produtos, serviços e experiências únicas.




Qual a forma correta de realizar o plantio de refúgio?

Para que o refúgio seja eficiente, devem ser plantadas sementes Bt em 80% da área total de soja e 20% de sementes não Bt, a uma distância máxima de 800 metros das áreas com soja INTACTA RR2 PRO®. Isso ajuda a retardar a multiplicação de insetos resistentes à tecnologia.

Quais são os principais formatos recomendados para o refúgio?

Refúgio em bordadura ou perímetro

A área de refúgio é disposta ao redor da área plantada com INTACTA RR2 PRO®.




Refúgio em bloco

Nesta opção, as áreas de refúgio e de INTACTA RR2 PRO® ficam dispostas em blocos lado a lado, com uma distância máxima de 800 metros entre elas.




Refúgio em faixa

Nesta modalidade, as diferentes áreas são intercaladas por faixas, com uma distância máxima de 800 metros entre cada área.




Refúgio em talhão

Nesta opção, você escolhe um ou mais talhões que estejam a, no máximo, 800 metros dos outros talhões plantados com INTACTA RR2 PRO® .




Clique aqui para mais informações sobre o plantio de refúgio.